A Lipoaspiração é uma das cirurgias plásticas mais procuradas, sendo um método consagrado e que existe há mais de 30 anos. O objetivo da cirurgia é remodelar o contorno corporal por meio de cânulas finíssimas que removem a gordura de uma ou mais região do corpo. É importante salientar que a lipoaspiração não trata obesidade e, sim depósitos de gordura localizada. Por isso, o procedimento não é indicado para o emagrecimento.
A média recomendada é que o máximo aspirado seja cinco litros de gordura. O Conselho Federal de Medicina permite que até 7% do peso corpóreo do paciente seja aspirado durante a cirurgia, no entanto, na prática, geralmente se retira um pouco mais de três litros de gordura. O exagero na remoção pode debilitar o organismo porque junto com a gordura há também sucção de sangue.
A duração da Lipoaspiração depende diretamente da área do corpo que será operada. Já o tipo de anestesia que será usada também está sujeita a parte do corpo e, ainda do número de regiões que serão aspiradas.
Após a intervenção o paciente precisa usar uma cinta ou malha modeladora. Aproximadamente em 45 dias os edemas e equimoses já cederam, porém o resultado definitivo chega depois de alguns meses.