skip to Main Content
21 2148-9603 / 2148-9607 21 98864-4108 contato@lucianapalma.com.br
TOXINA BOTULÍNICA

TOXINA BOTULÍNICA

Minha estória com a toxina botulínica:

No ano de 1999 (sim, século passado!!!!) foi liberado para uso no Brasil a toxina botulínica. Eu tinha acabado de terminar a minha residência em cirurgia plástica e trabalhava em uma clínica com duas amigas, dermatologistas. Ficamos encantadas com as possibilidades deste novo produto que tirava rugas da testa e acabava com os pés de galinha!

Mas os treinamentos para uso do produto não traziam a segurança que precisávamos para oferecer um tratamento seguro aos nossos pacientes. Queríamos aplicar em nossos pacientes e avaliar pessoalmente os resultados. Resolvemos nosso problema pedindo a pessoas amigas que fossem nossos pacientes teste. E nesta hora sabemos que temos amigos de verdade!

O pai e a cunhada de uma das amigas dermatologistas vieram para testar nossas habilidades com o botox! Lembro deles sentados na recepção, com anestésico aplicado nas regiões a serem tratadas, com uma expectativa de solução para suas rugas mas ao mesmo tempo preocupados com o resultado, já que sabiam que não tínhamos experiência. De lá para cá (quase 20 anos!) consolidamos o uso da toxina botulínica como um dos tratamentos mais realizados em consultório, com técnicas avançadas, sucesso inquestionável na diminuição das marcas de expressão. Meu eterno agradecimento ao Dr Luís e Elenice!

 

O que é a toxina botulínica:

É um medicamento obtido através de uma bactéria, e tem como ação paralisar os músculos da região onde foi aplicado. Este medicamento tem uma ação LOCAL, ou seja, só atua ao redor de onde foi injetado.
Sabendo que algumas rugas da face se formam por movimentos musculares repetidos, se paralisamos estes músculos, as rugas provocadas por eles também desaparecem.

Veja alguns exemplos de como os movimentos musculares provocam rugas:
Franzir a testa forma rugas entre as sobrancelhas.

Alguns padrões de sorriso (pessoas que sorriem com os olhos) levam à contração dos músculos ao redor dos olhos, formando pés de galinha.

 

Estes são apenas alguns exemplos. A toxina botulínica ainda pode ser aplicada com fins estéticos com o objetivo de elevar a cauda da sobrancelha, diminuir as rugas do pescoço, atenuar o “código de barras” (que são as rugas periorais), corrigir o sorriso gengival, diminuir a quantidade de suor liberado nas axilas, mãos ou pés.
Para fins reparadores, a toxina relaxa os músculos no torcicolo congênito, bexiga hiperativa, melhora a cefaléia, equilibra a face nos casos de paralisia facial e muito mais!

 

Como é feita a aplicação da toxina botulínica:

Antes de decidir pela técnica a ser utilizada para a aplicação, sempre perguntamos o que a paciente deseja atenuar:
Deseja atenuar a “cara de brava”?
Deseja diminuir as rugas ao redor dos olhos?
Deseja que os olhos pareçam mais “abertos”?
Estas respostas são fundamentais para que eu decida em que pontos devo aplicar a toxina. Não existe um padrão comum a todos os pacientes. A técnica é individualizada para que tenhamos resultados naturais e satisfatórios. Variam os locais de aplicação, quantidade do produto e número de pontos necessários.

Mas, na prática, como funciona?

Sobre o produto:
Existem várias apresentações comercializadas da toxina botulínica. Botox@, Dysport@ e Xeomim@ são alguns exemplos.
A toxina vem em um frasco em formato de pó liofilizado e precisa ser diluída antes de ser aplicada.

Imagem

 

Sobre a aplicação:
Uma vez decidido os objetivos do tratamento, a paciente recebe um creme anestésico na pele onde será aplicada para que as injeções, que são feitas com uma agulha muito fina, sejam praticamente indolores.
É feita uma cuidadosa marcação na pele dos pontos a serem tratados e a toxina é aplicada.

imagem

 

Sobre o efeito da toxina:
O efeito da toxina de PARALISAR O MÚSCULO onde foi aplicada é obtido após 3 dias após aplicação, e se estende até 14 dias. Ou seja, para sabermos o efeito final da toxina é recomendável esperar pelo menos 10 dias.
Algumas pacientes tem uma resposta mais rápida e algumas apresentações também paralisam em um tempo mais curto. Em geral em 3 dias já se nota algum efeito.

 

Quanto tempo dura?

Como o próprio nome diz, este medicamento é uma TOXINA. O nosso corpo tenta “se livrar” dela e vai, devagarzinho, destruindo os mecanismos que causam a paralisia muscular e retornamo a movimentação, reaparecendo progressivamente as rugas.
O período de atuação da toxina dura, em média, de 3 a 6 meses, podendo variar da seguinte forma:
Diluições menos concentradas duram menos.

Pacientes com atividade física intensa consomem mais rapidamente a toxina e o efeito paralisante acaba mais rápido.
Pacientes que usam toxina com muita frequência têm o corpo mais “acostumado” a destrui-la e o tempo de atuação pode diminuir.

 

Quais são os efeitos colaterais?

Após a aplicação podem surgir pequenas marcas roxas, resultado da penetração da agulha na pele. Estas equimoses, se ocorrerem, geralmente desaparecem em poucos dias.

 

É necessário algum cuidado especial após o tratamento?

Eu recomendo que a paciente não faça exercícios por 24 horas.
Evite massagear a área em que o produto foi aplicado para que ele não atinja músculos que não devam ser paralisados.
Um analgésico pode ser necessário no dia da aplicação.
Use filtro solar caso fique alguma marca roxa e não se exponha ao sol.
Aguarde pelo menos 7 a 10 dias para avaliar o resultado

 

Minha opinião pessoal:
O tratamento das rugas ou expressões faciais exageradas ou desagradáveios é resolvido através da toxina botulínica. Algumas pacientes preferem um efeito mais paralisado, sem nenhuma ruga. Outras preferem um efeito mais natural, que preserve os movimentos, apenas diminuindo as marcas da pele.
Uso 2 tipos diferentes de apresentação comercial da toxina, porque acredito em pequenas diferenças no efeito quanto a paralisia dos músculos da face ou controle da sudorese, por exemplo.

Quando associado a outros procedimentos ambulatoriais (preenchimentos, por exemplo), promovem transformações muito significativas na face, com tempo de recuperação curtíssimo (inexistente), resultados impactantes e excelente relação custo-benefício. Recomendo demais!!!

Back To Top